Palestrantes CBIS2018


Alexandre Chiavegatto

Alexandre Chiavegatto

Possui graduação em Economia pela FEA/USP, doutorado direto em Saúde Pública pela FSP/USP e pós-doutorado na Universidade de Harvard. É professor doutor do Departamento de Epidemiologia da FSP/USP na área de estatísticas de saúde e diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da FSP/USP.

 


Foto Ana Marta

Ana Marta Branco

Enfermeira graduada (UNIFESP 2004), especialista em Informática em Saúde (UNIFESP 2015). Atualmente atua na área de Tecnologia da Informação do Hospital Sírio Libanês como Analista de Negócios sendo responsável pela Oncologia, Pronto Atendimento e pelo módulo de documentação clínica assistencial multiprofissional. Possui experiência com modelagem de arquétipos OpenEHR desde 2015.

 


FotoClaudiaMoro

Cláudia Moro

Professora titular a PUCPR do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde. Engenheira da computação com mestrado (UNICAMP), e doutorado (Poli/USP) em engenharia biomédica. Atua há 25 anos em informática em saúde: padrões de interoperabilidade, processamento de linguagem natural, sistemas de apoio à decisão e avaliação de sistemas.

 


heloisa helena

Heloisa Helena C. Peres

Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), Chefe do Departamento de Enfermagem do Hospital Universitário da USP e Coordenadora do Centro de Estudos em Teleenfermagem da Escola de Enfermagem da USP - CETENF/EEUSP. Possui Graduação em Enfermagem pelas Faculdades da Zona Leste de São Paulo (1985), Licenciatura em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestrado na área Administração em Serviços de Enfermagem pela USP (1995) e Doutorado pela USP (2001). Especialização em Informática em Saúde, pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atua principalmente nas áreas de Educação e Administração em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Informática em Saúde e Enfermagem, Telesaúde e Teleenfermagem. Bolsista Produtividade CNPq.

 


henrique martins

Henrique Martins

Licenciatura em Medicina, Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa (2000). Doutoramento - PhD in Management Studies, tese: “The use of Mobile Information Communication Technology in Clinical Settings”, Judge Business School, University of Cambridge. Presidente do Conselho de Administração da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE desde 25 de abril de 2013 à data. Coordenador Nacional do projeto epSOS e representante nacional para eHealth Network (2012 -à data).

 


katia amaral

Katia Amaral

Enfermeira (UNIFESP), Especialista em Informática em Saúde (UNIFESP), Gestão da Atenção à Saúde (IEP/HSL), Saúde Baseada em Evidências (IEP/HSL) e Obstetrícia (UNIFESP). Enfermeira assistencial líder no Hospital Sírio Libanês, durante 9 anos e desde 2011 atuação como Coordenadora de Implantação de Sistemas de Informação em Saúde no HSL.

 


keilla

Keilla Melo

Enfermeira, especialista em Saúde da Família pela UFMA e Mestranda em Telemedicina e Telessaúde pela UERJ, Coordenadora de Teleassistência do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco – NUTES-HC-UFPE.

 


Foto Magdala Novaes

Magdala de Araújo Novaes

Atua em saúde digital há mais de 20 anos, coordenando e desenvolvendo projetos com ênfase em telessaúde e saúde móvel, atenção primária e saúde mental. Doutora em Bioinformática (França) e Especialista em Informática Aplicada às Organizações (França), Graduada em Ciência da Computação pela UFPE (Recife). Professora titular de Informática em Saúde do Curso de Medicina e membro da Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE. Fundadora e coordenadora do Núcleo de Telessaúde (NUTES) do Hospital das Clínicas da UFPE, membro do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Tecnologias da Informação em Saúde - TIS e Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INPD). Membro da atual Diretoria (2017-2018) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS e da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde - ABTms.

 


Foto Marcia Ito peq

Marcia Ito

Médica (EPM/UNIFESP), tecnóloga em processamento de dados (FATEC-SP), doutora e mestre em engenharia elétrica (EPUSP). É pesquisadora da IBM Research Brazil, professora da FATEC-SP, membro da diretoria estendida da SBIS, membro do Grupo de Interoperabilidade da Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde da ABNT, secretária Regional São Paulo Leste da SBC e membro do comitê gestor da Comissão Especial de Computação Aplicada a Saúde da SBC.

 


paulo mazzoncini

Paulo Mazzoncini

Graduado e Mestre em Engenharia Elétrica/Eletrônica. Doutor em Física Aplicada. Professor Associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Coordenador do Núcleo RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) e do Serviço de Física Médica e Radioproteção do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

 


Foto Ricardo Santoro

Ricardo Santoro

Graduado em Matemática, Pós-graduação em Gestão Empresarial na FGV, Mestrando em Gestão e Informática em Saúde na Unifesp. É Diretor Executivo de TI do Hospital Albert Einstein desde 2011. Foi diretor de TI das empresas Vivo e Claro entre 1999 e 2011.

 


Rochael Ribeiro

Rochael Ribeiro Filho

Bacharel em Administração de Empresas pela AEUDF, Pós-graduado em Análise de Sistemas pela Universidade de Brasília e em Banco de Dados Relacionais pela JICA - Okinawa - Japão. Trabalha na InterSystems deste 2001. Atualmenteparticipa na definição de arquitetura de Redes de Health Information Exchange, Prontuários Eletrônicos Unificados.

 


rodrigo deliberato

Rodrigo Deliberato

Médico intensivista do HIAE, ex- fellow de medicina intensiva pela Universidade de Toronto, tem Mestrado e Doutorado pela UNIFESP e pós-doutorado pelo Massachussets Institute of Technology (MIT). Atualmente é também médico pesquisador do departamento de Big Data do HIAE.

 


Sayonara

Sayonara F.F. Barbosa

Pós-doutorado em Informática em Enfermagem pela Universidade de Michigan. Sub-Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Informática em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Chair Nursing Informatics Special Interest Group of the International Medical Informatics Association.